sábado, 13 de novembro de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO DO SENAD


Neste ano de 2010, 10 conselheiros do COMAD de Criciúma, fizeram o curso do SENAD: "Prevenção ao uso de drogas , capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias", com uma carga horária de 120 horas.

-------------------------------------------------------------------------------------


  Abertas 65 mil vagas para cursos de capacitação previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas em 2010

São cursos voltados para capacitação de atores sociais que trabalham na prevenção tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de crack e outras drogas, com investimentos de mais de 14 milhões.


PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS EM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS E MOVIMENTOS AFINS - FÉ NA PREVENÇÃO.

·         “Fé na Prevenção”
Curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins O curso Fé na Prevençãoo oferece 5 mil vagas, com objetivo de capacitar lideranças religiosas para atuarem na prevenção do uso do crack,  álcool e outras de drogas, assim como, de comportamentos de risco, fazendo a adequada identificação, abordagem e encaminhamento para a rede de atenção à saúde, tendo como base as técnicas de intervenção breve, entrevista motivacional e mudança de comportamento.

Em sua 2ª edição também é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), já tendo oferecido 5 mil vagas na edição anterior. O curso tem carga horária de 90 (noventa) horas e duração de três meses, com certificado de Extensão Universitária emitido pela UNIFESP.

Carga Horária: 90 horas
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela UNIFESP
Período de Inscrições: A partir de 26 de outubro


Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do Curso
·         SUPERA
S - Sistema para Detecção do
U - Uso Abusivo e Dependência de Substâncias
P - Psicoativas:
E - Encaminhamento, Intervenção Breve,
R - Reinserção Social e
A - Acompanhamento
·        
O SUPERA tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e assistência social para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas atualizados cientificamente dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

O curso é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As três edições anteriores já contaram com a participação de quinze mil profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País. Esta quarta edição oferece mais 5 mil vagas para capacitação dos profissionais de saúde e de assistência social, com prioridade para as áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), contemplando as ações previstas no “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas".

Carga Horária: 120 horas
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela UNIFESP
Período de Inscrições: A partir de 26 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário